Jorge Jesus: “Vai jogar o Gilberto”

Técnico do Benfica garante a titularidade do brasileiro no jogo desta quinta-feira, na Polónia, frente ao Lech Poznan, a contar para a Liga Europa. E admite mais mudanças.

Foto
Jorge Jesus, treinador do Benfica LUSA/TIAGO PETINGA

O Benfica saiu de Vila do Conde no último domingo com sentimentos contraditórios. Por um lado, ganhou por 3-0 ao Rio Ave e manteve intacta a sua série vitoriosa no início do campeonato (quatro vitórias em quatro jogos). Por outro, perdeu André Almeida, que sofreu uma rotura de ligamentos no joelho direito e que enfrenta uma paragem de vários meses, provavelmente até ao final da época. Com a lesão de Almeida, Jorge Jesus irá entregar o lado direito da defesa a Gilberto no jogo desta quinta-feira, na Polónia, frente ao Lech Poznan, no jogo de estreia dos “encarnados” na Liga Europa.

“Vai jogar o Gilberto”, revelou o treinador “encarnado” depois de confessar a sua enorme admiração por André Almeida, que tem sido o dono do lugar neste início de época. “Não é  um jogador com muitos anos de Benfica, é um jogador que tem características especiais. Pode não parecer muito virtuoso, mas tem muita qualidade táctica. Não é por acaso que está no Benfica. É muito mais jogador do que era quando eu saí [em 2015]. É uma perda significativa”, lamentou Jesus.

Para além da promoção do ex-Fluminense à titularidade, Jorge Jesus admite poder fazer outras mudanças, mas ressalva que não será por motivos físicos. “Ainda não estamos nesse processo de fadiga acumulada. As mudanças que possa vir a fazer não terão nada a ver com isso”, referiu.

Este jogo de estreia na Liga Europa funciona como uma espécie de segunda partida europeia para o Benfica, depois de ter sido afastado da Liga dos Campeões, e Jorge Jesus assume que esta competição, em que foi duas vezes finalista como técnico dos “encarnados”, é um objectivo para a época. “Queremos chegar ao fim desta Liga Europa, é um objectivo. Mas é preciso cumprir um de cada vez. Primeiro é passar a fase de grupos e queremos começar com uma vitória”, disse.

E o Benfica será favorito? Jorge Jesus diz que a história do clube justifica esse favoritismo, mas não chega: “Aceito o favoritismo. Reconhecer esse favoritismo é sinal da valorização do Benfica, mas isso não diz que temos mais capacidade que o nosso adversário. Pela história, o Benfica tem de ser favorito, mas temos de o demonstrar.”

Jesus deixou ainda elogios ao seu adversário desta quinta-feira - “tem uma ideia de jogo muito interessante” - e ao médio português Pedro Tiba (ex-Sp. Braga e V. Setúbal, entre outros), que esta a cumprir a terceira época no Lech Poznan: “Em Portugal tinha um valor elevado e é considerado um dos melhores desta equipa. Vamos tentar que não seja o mesmo. Vai de certeza arranjar alguns problemas, mas temos de nos preparar para isso.”

Sugerir correcção