Guardiola: “O Rúben explicou-me como o FC Porto é como equipa”

Na antevisão do confronto com os portistas na Liga dos Campeões, o treinador do Manchester City deixou muitos elogios ao futebol português.

Foto
Foto: Manchester City

Pep Guardiola fez nesta terça-feira a antevisão da estreia do Manchester City na Liga dos Campeões e reconheceu que teve um aliado na preparação da recepção ao FC Porto: Rúben Dias. O técnico espanhol disse que o antigo defesa do Benfica “explicou bem” como os “dragões” são “como equipa”, deixando elogios a Pepe, Marega e a Sérgio Conceição.

Ao lado de Rúben Dias, o jogador escolhido pelo clube inglês para fazer a antevisão do duelo de quarta-feira às 20h no Etihad Stadium, Guardiola referiu que será “importante conhecer o adversário para conseguir os três pontos” e, para isso, contou com o auxílio do seu último reforço: “O Rúben explicou bem como eles são como equipa.”

E, na análise que o técnico catalão faz do FC Porto, os portistas “são uma equipa física” e, tal como o Benfica - “são as equipas mais fortes de Portugal” -, tem “mentalidade de ganhar todos os jogos”. “Fisicamente são fortes, são experientes com o Pepe e o Marega, que cria perigo pelas linhas.”

Alvo de elogios foi também o técnico adversário: “Pela cultura do FC Porto, do dirigismo, do treinador Sérgio Conceição, vai ser um jogo difícil. Joguei contra ele como jogador do Barcelona e como treinador no Bayern perdemos lá [Estádio do Dragão] por 3-1. Sei como é difícil e será um desafio para nós.”

Guardiola, que confirmou que não terá disponíveis para este jogo Kevin de Bruyne, Laporte, Mendy e Gabriel Jesus, destacou ainda o futebol português, que deve “orgulhar-se muito da qualidade que tem”.

“Acho a selecção portuguesa incrível e uma das favoritas a ganhar o Europeu e o Mundial. Cristiano Ronaldo é um dos melhores jogadores do Mundo, a selecção tem excelentes guarda-redes, centrais, alas direitos, médios. É uma equipa incrível, uma óptima geração.”

Rúben Dias: “Conheço-os bem”

Um dos jogadores dessa geração é Rúben Dias que, a par de Bernardo Silva e João Cancelo, faz parte do plantel às ordens de Guardiola nos “citizens”. O antigo jogador do Benfica diz estar muito feliz por “ter a oportunidade de jogar esta competição [Liga dos Campeões] por uma equipa como o City”, que continua “a melhorar a cada dia”.

Sobre os próximos rivais, o internacional português diz que é “provavelmente a pessoa que os conhece melhor”. “Conheço-os bem. São uma equipa forte, sabem o que precisam de fazer em campo. São muito bons nas bolas paradas. Sabemos que temos um jogo difícil pela frente e precisamos de ser fortes para conseguir a vitória”, analisou o central.

Sugerir correcção