Catherine Smallwood: “Queremos evitar o cenário de um novo confinamento total”

Depois de um 2020 muito marcado pela pandemia, uma das responsáveis do Departamento de Emergência Sanitária da OMS para a Europa falou ao PÚBLICO sobre o que o mundo aprendeu ao conviver com a covid-19 e detalha as perspectivas para os meses de Inverno que assustam muitos países.

Foto
Catherine Smallwood DR

É um dos rostos menos mediáticos da Organização Mundial da Saúde (OMS), mas esteve desde “o primeiro dia” a lidar com os desafios da pandemia, principalmente na região da Europa. Catherine Smallwood, uma das responsáveis do Departamento de Emergência Sanitária da OMS, diz que a autoridade mundial da saúde não quer (por várias razões) ver um planeta novamente confinado. Acredita também que já aprendemos muitas lições com esta doença — proteger os nossos grupos mais vulneráveis e os nossos sistemas de saúde são duas delas — e sublinha que, no que toca ao SARS-CoV-2, já passamos “a fase de contar apenas mortes e infecções”. Quando conversou com o PÚBLICO tinha acabado de aterrar em Istambul para uma reunião de última hora.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção