Mais de 3500 açorianos começam já hoje a votar em mobilidade

Nas eleições regionais açorianas há 228.999 eleitores inscritos, incluindo os que votam antecipadamente em mobilidade.

Foto
Começa hoje a votar-se em mobilidade Pedro Fazeres

Um total de 3541 eleitores inscreveu-se para votar neste domingo de forma antecipada, em mobilidade, nas legislativas regionais dos Açores. De acordo com informação da vice-presidência do Governo dos Açores, 1714 eleitores pediram para votar em Portugal continental (911 dos quais em Lisboa), 1823 nos Açores e quatro na Madeira (todos no Funchal).

Com a alteração à Lei Eleitoral da Assembleia Legislativa dos Açores, promulgada pelo Presidente da República em 21 de Agosto, os eleitores passam a poder exercer o seu direito de voto de forma antecipada, por mobilidade, também nas eleições regionais, algo que até agora era permitido apenas nas eleições presidenciais, legislativas nacionais e europeias.

Essa intenção foi manifestada pelos eleitores entre os dias 11 e 15 deste mês, estando o voto antecipado marcado para hoje.

Para o efeito, são criadas mesas de voto nas câmaras municipais da sede de distrito em Portugal continental; uma por concelho nas 19 câmaras municipais dos Açores; uma na Câmara Municipal do Funchal e outra na Câmara Municipal do Porto Santo, na Madeira.

Em Portugal continental, depois de Lisboa, seguem-se, com maior número de inscritos, o Porto, com 270, Coimbra (189), Aveiro (71) e Braga (50). Em posição inversa estão Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco, cada uma com cinco inscritos.

Nos Açores, estão inscritos para votar de forma antecipada em mobilidade 904 pessoas em São Miguel, das quais 720 em Ponta Delgada. Seguem-se a Terceira, com 305 pedidos (87 deles na Praia da Vitória e 218 em Angra do Heroísmo), e o Pico, com 156 intenções. Registaram-se pedidos para votar em todas as câmaras municipais açorianas. O Corvo, a mais pequena ilha açoriana, tem 29 pessoas inscritas para votar hoje.

As legislativas regionais estão agendadas para o próximo domingo, dia 25, e estão inscritos, no total, 228.999 eleitores.

Sugerir correcção