A confiança que Trump conquistou com a sua “informalidade radical”

Um estilo radicalmente informal, repetições e epítetos jogam a favor do Presidente dos Estados Unidos, explicou ao PÚBLICO a investigadora Anna Szilágyi, especialista em questões de linguagem.

Foto
Trump "fala de modo tão honesto que podemos vê-lo como é realmente: um narcisista indisciplinado que quer poder mas não tem a capacidade intelectual de o exercer com sensatez", diz o linguista Geofrey Pullum CARLOS BARRIA/Reuters

I've got the best words, “tenho as melhores palavras”, disse um dia Donald Trump, então candidato às eleições de 2016. O estilo oratório de Trump foi uma novidade, totalmente fora de comum na política americana. Palavras simples, repetidas muitas e muitas vezes, frases que não terminam... Como é que isto resulta, perguntaram-se muitas pessoas. Algumas delas eram linguistas ou especialistas em retórica ou comunicação, e explicam algumas razões.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção