Conferência online

“Terá a fuga ao coronavírus fortalecido o vírus da leitura em todas as casas?”

Plano Nacional de Leitura promove conferência online no dia 29 de outubro, entre as 10h00 e as 17h30. Ponto de partida: “Impõe-se proteger e defender a omnipresença da leitura no novo Presente-Futuro.”

,Cachorro
Foto
paulo pimenta

Perto de duas dezenas de participantes e muitas perguntas a desafiar reflexão e respostas. Numa altura em que, “em presença ou à distância, no papel ou nos ecrãs, o mundo faz-se cada vez mais de palavras e de textos”, torna-se “crucial pensar que impactos tiveram nas práticas de literacia da população portuguesa as mudanças vividas” neste ano de pandemia. 

Que oportunidades, que riscos, que desigualdades emergiram ou foram agravadas? “Terá a fuga ao coronavírus fortalecido o vírus da leitura em todas as casas? Terá o contágio da leitura alastrado neste período de contrição a todos os contextos educativos, culturais, sociais e familiares?”

Assim apresenta o Plano Nacional de Leitura a conferência online que promove, no dia 29 de outubro, em torno da questão da ompnipresença da leitura no presente – futuro. A conferência é transmitida na página do Facebook do PNL, sem necessidade de inscrição.

Um inquérito realizado, em maio,  em parceria entre a Leya Educação e o Clube de Leytura, para “apurar o que mudou nos hábitos de leitura durante o período de confinamento das famílias portuguesas”, mostrou que tanto os encarregados de educação inquiridos como os seus filhos autónomos confirmavam terem tido mais tempo para ler. E a maioria via na leitura uma aliada para “esquecer a pandemia”.