Isabél Zuaa, do Zambujal para Um Animal Amarelo

A actriz portuguesa tem feito carreira sobretudo no Brasil, narra o filme de Felipe Bragança que se estreia esta quinta-feira e lhe valeu um prémio de Melhor Actriz no Festival de Cinema de Gramado, em Rio Grande do Sul.

Foto
Isabél Zuaa foi Melhor Actriz no Festival de Cinema de Gramado, em Rio Grande do Sul, no Brasil e Melhor Actriz na categoria de curtas-metragens com "Deserto Estrangeiro"

Isabél Zuaa é Catarina em Um Animal Amarelo, de Felipe Bragança, que se estreia esta quinta-feira no Cinema Ideal, em Lisboa, e no Cinema Trindade, no Porto. É ela quem narra o filme inteiro, apesar de demorar algum tempo a aparecer em carne e osso, no papel de uma “vilã com princípios”, como descreve a actriz, que lidera um grupo de moçambicanos que usam o protagonista, um realizador brasileiro, para poderem vender pedras preciosas. Foi esse papel no filme que fechou a edição deste ano do IndieLisboa que valeu a Zuaa, que nasceu em Lisboa em 1987 e cresceu no Zambujal, Loures, a ver filmes com Eddie Murphy e Whoopi Goldberg e a ver as telenovelas da Globo, o prémio de Melhor Actriz no Festival de Cinema de Gramado, em Rio Grande do Sul, no Brasil — no mesmo festival, foi também premiada como Melhor Actriz na categoria de curtas-metragens, graças a Deserto Estrangeiro, de Davi Pretto​.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção