Cientistas assinam declarações e contra-declarações sobre a imunidade de grupo

Matemática Gabriela Gomes é umas das signatárias da polémica Declaração de Great Barrington, que defende a estratégia de imunidade de grupo por infecção. Outros cientistas consideram a estratégia “perigosa”. OMS desaconselha circulação do vírus para atingir a imunidade de grupo de forma natural.

Foto
Coronavírus SARS-CoV-2 NIAID

Apoiada já por muitos cidadãos e cientistas, a Declaração de Great Barrington tem dado que falar. Esta declaração – que conta com a matemática Gabriela Gomes como uma das signatárias – apela a uma abordagem que alcance a imunidade de grupo através da infecção natural, em que as pessoas com menor risco (como jovens saudáveis) devem “viver normalmente a sua vida” e os grupos de risco devem ser protegidos. Esta semana, um alto funcionário do Governo norte-americano referiu mesmo que esta “estratégia” apoia o que tem sido a política seguida por Donald Trump. Já um grupo de 80 cientistas lança esta quarta-feira uma carta aberta na revista The Lancet em que alerta que esta forma de atingir a imunidade de grupo é uma “falácia perigosa”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção