Universidade do Porto cria rede de voluntários para apoiar casos de isolamento

Rede de voluntários vai dar apoio a todos os membros da comunidade académica que estejam em isolamento domiciliário. Inscrições estão abertas.

Foto
daniel rocha

A Universidade do Porto (U.Porto) anunciou esta quarta-feira a criação de uma rede de voluntários para ajudar os membros da comunidade académica a quem tenha sido imposto isolamento domiciliário e necessitem de apoio na entrega de bens de primeira necessidade.

Neste momento, a U.Porto conta com mais de 100 voluntários integrados no projecto “Apoio Domiciliário - Covid-19”. Qualquer membro da comunidade académica que pretenda integrar o projecto pode ainda fazê-lo, mediante inscrição, indicando a disponibilidade horária durante a semana e fim-de-semana.

Algumas das acções para as quais a U.Porto procura voluntários no âmbito deste projecto são a entrega de refeições, medicação ou bens de primeira necessidade. Segundo a instituição, a iniciativa foca-se sobretudo no apoio a elementos da comunidade académica que residam sozinhos, em habitações, residências universitárias ou outro tipo de alojamento, e a quem as autoridades de saúde tenham imposto isolamento domiciliário por covid-19, quer decorrente de infecção por SARS-CoV-2 quer a título profiláctico.

Todos os membros da comunidade académica - entre estudantes, investigadores, docentes e não docentes - que estejam isolados podem usufruir deste apoio domiciliário.

Os pedidos de apoio para a entrega de refeições, medicação ou outros bens podem ser feitos através do e-mail voluntariado.up@reit.up.pt ou dos telefones +351 220 408 210/+351 962 114 512 ou +351 220 408 741. Os estudantes ou investigadores que habitem nas residências universitárias da U.Porto devem contactar os Serviços de Acção Social da U.Porto (SASUP), através dos contactos: ibasto@sas.up.pt/+351 961 259 984 e/ou smartins@sas.up.pt/+351 969 030 877.

Todo o trabalho será acompanhado por técnicos da universidade e o processo está desenhado de acordo com as recomendações das autoridades de saúde para o combate à covid-19. Por exemplo, durante a entrega, os voluntários não deverão entrar nos domicílios ou quartos, deixando os bens do lado de fora da porta de acesso.

Na terça-feira, a universidade revelou que 80 estudantes do programa de mobilidade Erasmus a estudar no Porto estão infectados com o novo coronavírus. Também fonte do Instituto Politécnico do Porto (IPP) disse à Lusa, na terça-feira, que o número de casos activos de estudantes do programa Erasmus tinha subido de 14 para 24, sendo que se contabilizavam ainda mais sete estudantes nacionais com covid-19.

Sugerir correcção
Comentar