Valor do défice já inclui injecção de capital a realizar no Novo Banco

Mapas do Orçamento do Estado mostram que, com 275 milhões de euros emprestados pelos bancos, o Fundo de Resolução prevê injectar 470 milhões no Novo Banco. Uma despesa que é também contabilizada nas contas das Administrações Públicas

Foto
daniel rocha

Com as receitas a que tem direito através de contribuições bancárias e com a ajuda de um empréstimo de 275 milhões de euros concedido pelos bancos, o Fundo de Resolução prevê injectar no decorrer do próximo ano mais 470 milhões de euros no capital do Novo Banco. As verbas estão contabilizadas na proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2021 e confirmam que, à semelhança do que aconteceu este ano e nos anos anteriores, o Novo Banco vai voltar a fazer sentir o seu efeito no défice público, mesmo que desta vez não haja empréstimos concedidos pelo Estado ao Fundo de Resolução.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção