Covid-19: teste do secretário de Estado do Ensino Superior também é negativo

Toda a equipa do Ministério da Ciência e Ensino Superior está a ser testada, depois de confirmada a infecção do ministro Manuel Heitor e todos os resultados são negativos até ao momento.

Foto
Rui Gaudencio

O teste à covid-19 feito pelo secretário de Estado da Ciência e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, teve resultado negativo. São também negativos os testes dos restantes elementos do gabinete ministerial, que têm vindo a ser testados depois de ter sido confirmado que o ministro tem o novo coronavírus. Manuel Heitor teve dois contactos com pessoas infectadas nas últimas semanas e foi testado outras tantas vezes.

Desde que, no domingo, foi confirmado o diagnóstico de covid-19 de Manuel Heitor, “todas as pessoas do gabinete que estiveram em contacto com o ministro estão em isolamento e têm estado a ser testadas”, informa o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES). Até ao momento não houve nenhum resultado positivo, incluindo o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira.

Antes, também o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o ministro do Ambiente e da Acção Climática, Matos Fernandes, tiveram testes negativos à covid-19, bem como o primeiro-ministro. Apesar de terem tido testes negativos, o ministro do Planeamento e a ministra do Trabalho Solidariedade e Segurança Social estão em isolamento, uma vez que estiveram ao lado de Heitor na reunião do Conselho de Ministros da passada quinta-feira.

Apesar do teste positivo, o ministro da Ciência “não apresenta sintomas, nomeadamente febre ou tosse”, avança o seu gabinete. Manuel Heitor foi testado à covid-19 duas vezes na última semana. Na terça-feira passada foi informado de que tinha estado no mesmo espaço que uma pessoa diagnosticada com o novo coronavírus. Em causa estava uma sessão realizada na sexta-feira anterior, 2 de Outubro, na Universidade de Évora, em que também esteve a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

O ministro fez de imediato o teste e manteve-se em isolamento profiláctico nos dias 6 e 7 de Outubro, motivo pelo qual realizou uma audição parlamentar por videoconferência.

Nessa altura, tanto o Heitor como as pessoas que com ele estiveram em Évora testaram negativo. Esse contacto com o caso confirmado “não foi considerado de risco nem de proximidade” pelas autoridades de saúde pelo que, depois do teste negativo, o ministro pôde manter a sua agenda nos dias seguintes, tendo participado no Conselho de Ministros.

Nesse dia também participou na sessão que marcou o 40.º aniversário do centro de investigação e inovação INESC. No dia 10, Heitor participou num debate sob o tema “Ciência e conhecimento: livros que mudaram a forma de fazer e divulgar ciência”, onde também esteve o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel.

Depois disso, no sábado, Heitor tomou também conhecimento de que a Comissária Europeia Mariya Gabriel tinha testado positivo à covid-19. O ministro da Ciência tinha estado reunido, em Bruxelas, com aquela responsável, nos dias 28 e 29 de Setembro. Por esse motivo, fez um segundo teste, que viria a ter resultado positivo, implicando que vários membros do Governo tenham sido testados desde ontem. Até ao momento, Heitor é o único com diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus.

Sugerir correcção