“Portugal precisa de reforçar a diplomacia no Orçamento do Estado”

Bernardo Pires de Lima, analista de política internacional, diz que faltam recursos estruturais à máquina do Ministério dos Negócios Estrangeiros, para se tornar uma política pública prioritária e reforçar os negociadores em Bruxelas. “Não há políticas públicas em Portugal - Saúde, Educação – sem conseguir negociar bem o nosso orçamento à luz dos tratados”, defende.

Foto

Bernardo Pires de Lima, analista de política internacional, lançou em Setembro o livro Portugal na Era dos Homens Fortes - Democracia e Autoritarismo em tempos de covid [Tinta da China], onde defende que o país deve ter um embaixador para as alterações climáticas e outro em Silicon Valley, ter uma secretaria de Estado para a antecipação de tendências e criar redes de quadros portugueses nas instituições multilaterais. Nesta entrevista, diz que Portugal pode assumir um papel de relevo no novo xadrez geopolítico mas para isso precisa de reforçar o orçamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção