Covid-19: China vai testar mais de nove milhões de pessoas após 12 casos de infecção

Toda a população da cidade de Qingdao ou Tsingtao, um porto no Mar Amarelo, vai ser sujeita a testes ao SARS-CoV-2.

Foto
A cidade de Qingdao começou a testar os seus mais de nove milhões de habitantes LUSA/WANG HAIBIN

A cidade chinesa de Qingdao anunciou que vai testar toda a sua população, ou seja, mais de nove milhões de pessoas, depois de terem sido descobertos 12 casos de infecção pelo coronavírus que provoca a covid-19.

As infecções parecem estar ligadas a um hospital que trata casos importados, segundo a agência Reuters. Os casos de infecção registados na China caíram drasticamente depois de um confinamento draconiano na cidade de Wuhan, epicentro da pandemia. Desde o início de Agosto que o país não relata casos de transmissão do vírus dentro do país, sendo todos casos importados.

Em Qingdao foram registados seis casos de covid-19 e seis infecções assintomáticas, todas ligadas a um hospital onde estão a ser recebidas, em isolamento, pessoas infectadas vindas do estrangeiro, segundo o governo local. Trata-se de actuais ou antigos doentes do hospital, funcionários do hospital, ou familiares. Um dos casos assintomáticos era de um taxista cuja mulher trabalhava no hospital e estava também infectada.

A cidade espera ter os mais de nove milhões de testes feitos no final de cinco dias.

Esta não é a primeira vez que uma cidade leva a cabo uma campanha deste género na China: Wuhan, cidade de 11 milhões e epicentro da pandemia, fez o mesmo em Maio, e houve também testagem em massa (de vários milhões) na capital, Pequim.

Sugerir correcção