Magnus Carlsen sofre primeira derrota em mais de dois anos

Levon Aronian é o líder do magistral de Stavanger, no final da primeira volta.

Foto
LUSA/FACUNDO ARRIZABALAGA

O arménio Levon Aronian lidera o magistral de xadrez de Stavanger, Noruega, depois de ter derrotado o número dois mundial, Fabiano Caruana, na quinta jornada, última da primeira volta. Um resultado que, no entanto, não foi o mais surpreendente da ronda.

Quase todas as atenções se viraram para o polaco Duda, que era o último classificado, mas conseguiu pôr fim à invencibilidade do campeão mundial, Magnus Carlsen, 125 partidas depois da derrota sofrida perante Mamediarov, há dois anos, dois meses e 10 dias.

Carlsen tentou aproveitar a desmoralização do polaco, jogando de forma muito agressiva e especulativa, mas o feitiço acabou por virar-se contra o feiticeiro, e, com grande frieza, Duda refutou o ataque e forçou-o à resignação.

O norueguês desceu mesmo para a 3ª posição, vendo-se também ultrapassado pelo jovem prodígio de origem iraniana, Alireza  Firouzja, de 17 anos, que venceu Aryan Tari.

O torneio aplica um sistema de pontuação inovador, prevendo três pontos por vitória e, em caso de empate, o recurso ao tie-break, com 1,5 pontos e um ponto a serem atribuídos, respectivamente, ao vencedor e vencido.

Recorde-se que a prova decorre sobre rigorosas medidas de segurança, tendo todos os jogadores sido obrigados a um isolamento prévio de 10 dias no hotel onde se realiza o evento.

Sugerir correcção