Portugal e Espanha acordam estratégia comum. “Desta vez, não iremos separados a Bruxelas”

O desenvolvimento de medidas para facilitar a vida a quem vive na raia está na base do plano que portugueses e espanhóis acordaram e onde a alta velocidade não fica de fora da Península Ibérica

Foto
LUSA/ESTELA SILVA

Ligar para o 112 e ser assistido por uma ambulância portuguesa ou espanhola é agora possível nas localidades que estão na zona da fronteira entre Portugal e Espanha. Esta é uma das medidas da Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço que foi apresentada este sábado na Guarda durante a 31.ª cimeira luso-espanhola e onde os governantes portugueses e espanhóis se comprometeram a facilitar a vida a quem vive na raia. A utilização comum de serviços de saúde, em que na rede de emergência acode quem tem disponibilidade, é um dos pontos de um documento que prevê ainda o estatuto do trabalhador transfronteiriço, a criação de um documento único de circulação para padronizar a passagem de menores ou a gestão conjunta de serviços básicos. Estratégias que, António Costa, primeiro-ministro de Portugal, diz que não vão mudar em quatro anos o que séculos afastaram, mas que vão colocar em marcha um novo conceito de cooperação na Península Ibérica.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção