Swiatek bate Kenin e conquista primeiro “major” em Roland Garros

A jovem polaca estreou-se a vencer no WTA em plena catedral da terra batida, onde se tornou na primeira jogadora a ganhar Roland Garros sem ceder um único set desde a belga Justin Henin, em 2007, e a mais jovem desde Monica Seles, em 1992.

Foto
Swiatek festeja em Paris LUSA/YOAN VALAT

A jovem tenista Iga Świątek​, de 19 anos, conquistou neste sábado o seu primeiro título do Grand Slam, ao vencer na final de Roland Garros a norte-americana Sofia Kenin, tornando-se ainda na primeira polaca a ganhar um major na Era Open.

Świątek, que iniciou o terceiro major da temporada no 54.º lugar do ranking WTA, superou a também jovem e número seis mundial, de 21 anos, em apenas dois sets, pelos parciais de 6-4 e 6-1, em apenas uma hora e 24 minutos.

A jogadora natural de Varsóvia, a disputar pela segunda vez o quadro principal do torneio francês, até entrou melhor no encontro e rapidamente chegou ao 3-0, mas a campeã do Open da Austrália recuperou e igualou a contenda (3-3).

Ao terceiro ponto de break, Świątek voltou a quebrar a adversária (5-3) e serviu para fechar, não sendo, contudo, capaz de levar a melhor à primeira diante a norte-americana, que salvou um set point, mas não evitou o segundo, cedendo o primeiro set por 6-4.

Depois de três breaks em cinco oportunidades na primeira partida, a jovem polaca entrou no segundo set a ser quebrada, mas fez cinco jogos consecutivos para alcançar uma vantagem de 5-1 e servir para selar o triunfo ao primeiro match point que dispôs, por 6-1.

Feitas as contas, Iga Świątek contabilizou 25 winners, 17 erros não forçados, seis breaks em nove oportunidades e um total de 65 pontos, face aos 10 pontos ganhantes, 23 erros não forçados, três breaks em três oportunidades e um total de 42 pontos da adversária, que chegou a ser assistida à perna esquerda na primeira pausa do segundo set, quando já estava em desvantagem no marcador (1-2).

Ao contrário de Sofia Kenin, que detém cinco títulos WTA, a jovem polaca estreou-se a vencer no WTA em plena catedral da terra batida, onde se tornou na primeira jogadora a ganhar Roland Garros sem ceder um único set desde a belga Justin Henin, em 2007, e a mais jovem desde Monica Seles, em 1992.

Conquistada a Taça dos Mosqueteiros, Iga Świątek, que no seu percurso até à final eliminou, entre outras, a romena Simona Halep, campeã de Roland Garros em 2018, e a checa Marketa Vondrousova, finalista em 2019, vai ascender à 17.ª posição do ranking mundial, enquanto Sofia Kenin vai subir ao quarto lugar.

Sugerir correcção
Comentar