Jogos com História: E “Pepe” saiu em ombros

As selecções de Portugal e da França encontram-se no próximo domingo para a terceira jornada da fase de grupos da Liga das Nações. Ao longo de décadas que nos trouxeram desfechos dramáticos e grandes jogos, o balanço é muito favorável aos gauleses, mas recordamos aqui a primeira vitória lusitana. Foi em 1927 e consagrou um jovem de 19 anos com lugar marcado na história do futebol português.

Foto
"Pepe" no jogo contra a França Os Belenenses

O Campo do Lumiar encheu-se de público naquele dia 16 de Março de 1927 para acolher o jogo particular de futebol entre as selecções de Portugal e de França. Era apenas a segunda vez que os dois países se encontravam à volta de uma bola e na primeira, a 18 de Abril do ano anterior, a vitória sorrira aos gauleses, que em Toulouse triunfaram por 4-2. Mas em Lisboa a história seria bem diferente: com dois golos de “Pepe” na primeira parte e outros dois de José Manuel Martins no segundo tempo, os portugueses levaram a melhor por 4-0. “Pepe”, um talento incrível, saiu em ombros no final. Tinha apenas 19 anos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção