Le Monumental Palace promove acção de limpeza na praia de Matosinhos

Esta é a primeira vez que o hotel do Porto organiza um Beach Clean-Up Day — em parceria com a Quercus. Um dos objectivos da iniciativa é conseguir envolver outras entidades e unidades hoteleiras na luta pela sustentabilidade do planeta.

Foto
Daniel Rocha

Está marcada para o dia 14 de Outubro a primeira limpeza de praia organizada pelo Le Monumental Palace. Em parceria com a Quercus, reuniu um grupo de voluntários para limpar a praia de Matosinhos no Porto. Beach Clean-Up Day é o nome pelo qual o evento é conhecido.

O objectivo é fazer desta a primeira de muitas iniciativas ambientais. “É preciso parar e pensar”, afirma Carla de Melo Correia, directora de vendas e marketing do hotel. Neste sentido, frisa a necessidade de se criar uma task-force para reflectir sobre a sustentabilidade do planeta. É “essencial reeducar a sociedade quanto aos hábitos de consumo e à atitude que cada indivíduo assume perante o ambiente”, conclui.

Foto
Daniel Rocha

Embora seja a primeira vez que o hotel promove uma limpeza de praia, a sustentabilidade está já há muito tempo envolvida nos planos de acção da entidade. A preferência por produtores locais, o aproveitamento dos individuais de gel de banho para consumo interno, a utilização de lâmpadas eficientes e a opção de uma lavandaria eco-friendly são alguns exemplos de medidas sustentáveis apontadas pelo Le Monumental Palace.

“É um trabalho de todos e se nos juntarmos conseguimos ser mais eficazes”, realça Carla de Melo Correia, directora de vendas e marketing do hotel. Para o efeito, a organização convidou o Intercontinental Porto Palácio das Cardosas, o The Lodge Wine e Business Hotel e a Escola de Hotelaria do Porto, que “prontamente aceitaram participar”, lê-se em comunicado. Às unidades hoteleiras e à escola, juntaram-se ainda a APDL e a Autoridade Marítima Nacional – Capitania do Porto de Leixões.

Em relação aos voluntários, o hotel assegura o cumprimento das normas estabelecidas pela Direcção Geral de Saúde. O equipamento de protecção disponibilizado inclui um conjunto de máscaras, luvas e avental. A parceria com a Quercus surge, assim, para aumentar o alcance da mensagem e para reunir mais voluntários.

A iniciativa vai decorrer no dia 14 de Outubro, às 15 horas, na praia de Matosinhos do Porto. “São estes pequenos passos que podem fazer a diferença”, afirmam em comunicado.

Foto
Daniel Rocha
Sugerir correcção