Covid-19: Espectáculos da Broadway em Nova Iorque suspensos até Maio

As actuações na Broadway foram suspensas em 12 de Março, quando estavam em cena 31 produções, incluindo oito novos espectáculos em antestreia. A propagação da covid-19 levou ao prolongamento da suspensão até Maio de 2021, anunciou esta sexta-feira a entidade responsável pelo sector.

Foto
O tecido cultural da Broadway emprega quase 97 mil trabalhadores e tem um impacto económico anual de 14,8 mil milhões de euros LUSA/JUSTIN LANE

A suspensão de espectáculos teatrais da Broadway, em Nova Iorque, foi prolongada até ao final de Maio devido à propagação da covid-19, anunciou esta sexta-feira a entidade responsável pelo sector.

“Com quase 97 mil trabalhadores que contam com a Broadway para o seu sustento e um impacto económico anual de 14,8 mil milhões de dólares [12,5 mil milhões de euros] para a cidade, os nossos membros estão empenhados numa reabertura tão rápida quanto permitido pelas condições”, afirmou, em comunicado, a presidente da Liga da Broadway, Charlotte St. Martin.

As actuações na Broadway foram suspensas em 12 de Março, quando estavam em cena 31 produções, incluindo oito novos espectáculos em antestreia. Em Junho, foi anunciado que a suspensão se manteria em vigor até ao final de 2020. 

No final de Setembro, a Metropolitan Opera, em Nova Iorque, anunciou o cancelamento de toda a temporada de espectáculos 2020-2021, por causa da covid-19, numa decisão inédita em 140 anos de história.

“Esta semana deveria acontecer o arranque triunfal de uma nova temporada, mas, em vez disso, a crise sanitária obrigou-nos a anunciar o cancelamento da temporada na totalidade”, afirma o director-geral da Met Opera, Peter Gelb, numa mensagem vídeo partilhada na página oficial.

A decisão foi tomada com base nas recomendações sanitárias feitas ao teatro da Metropolitan Opera House, perante o número de casos e de mortes nos Estados Unidos por via da covid-19, e face à inexistência, por agora, de uma vacina contra o vírus.

Os Estados Unidos registaram 938 mortes devido à covid-19 e mais 53.668 casos da doença, nas últimas 24 horas, indicou na quinta-feira a Universidade Johns Hopkins. Este último balanço, às 20h de quinta-feira (1h de sexta-feira em Lisboa), elevou o número total de óbitos para 212.632 e de casos para 7.598.280, desde o início da pandemia.

De acordo com a contagem independente da universidade norte-americana, o estado de Nova Iorque continua a ser o que regista maior número de mortos no país, 33.227, mais do que no Peru, em França ou em Espanha.

Sugerir correcção