Campanhas de Trump e Biden adiam debates presidenciais

Presidente dos EUA rejeitou ideia de um debate virtual, sem que os candidatos estivessem face a face, para minimizar risco de infecção pelo novo coronavírus. As novas datas são 22 e 29 de Outubro.

Foto
Donald Trump e Joe Biden no seu primeiro debate Reuters/BRIAN SNYDER

Perante a proposta de um debate virtual com o seu rival do Partido Democrata, Joe Biden, na corrida à Casa Branca, o Presidente dos EUA, Donald Trump, recusou sem hesitar: disse que não queria perder tempo. A proposta de consenso entre as duas campanhas foi adiar o debate que estava marcado para 15 de Outubro para dia 22, e fazer o terceiro a 29 de Outubro, já bastante em cima das eleições de 3 de Novembro.

Estas medidas têm a ver com o facto de Trump ter covid-19 e as dúvidas sobre o início da infecção - não foi divulgado quando é que o Presidente dos EUA teve um teste de despistagem do coronavírus negativo pela última vez.

A Comissão de Debates Presidenciais tinha já anunciado que iria rever as regras, depois do caótico primeiro debate entre Trump e Biden, em que o Presidente se mostrou praticamente incontrolável, interrompendo o seu opositor, e o candidato democrata várias vezes lhe disse para se calar. Por isso, em comunicado, este organismo propôs nesta quinta-feira um debate não presencial para “garantir a saúde e segurança de todos os envolvidos”.

A ideia é “ridícula”, reagiu Trump pouco depois do anúncio da proposta, dizendo que nesse caso não iria participar num debate a que chamou “uma perda de tempo”. “Estou de volta porque sou um espécime de físico perfeito”, disse Donald Trump à apresentadora da Fox Business Maria Bartiromo, na primeira entrevista desde que na semana passada foi revelado que tinha covid-19.

O Presidente foi infectado pelo vírus SARS-CoV-2 e saiu do hospital na segunda-feira. A campanha de Trump não tem respondido a questões consideradas essenciais sobre a sua saúde e a sua infecção, incluindo quando é que o Presidente teve o último teste negativo e ainda quando teve o primeiro resultado positivo.

Na preparação para o debate dos vices — que decorreu a noite passada, com Mike Pence e Kamala Harris — as duas campanhas negociaram intensamente medidas de segurança, já que há um surto de coronavírus na Casa Branca e um dos infectados, Stephen Miller, é marido da assessora de imprensa de Pence. O compromisso foi a instalação de barreiras de acrílico que, no entanto, não impedem que haja uma potencial transmissão por aerossóis.​

Sugerir correcção