Presidente da Guiné Bissau visita Portugal

Umaro Sissoco Embaló será recebido por Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e na Assembleia da República.

Foto
Embaló numa visita a Lisboa em Janeiro, ainda antes de tomar posse ou ser reconhecido como Presidente LUSA/RODRIGO ANTUNES

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, visita Portugal a partir de quinta-feira, a convite de Marcelo Rebelo de Sousa. É o primeiro país europeu a recebê-lo em visita oficial desde que tomou posse, numa cerimónia polémica, em Fevereiro.

A sua eleição está ainda a ser contestada pelo seu opositor, Domingos Simões Pereira, mas após ter sido reconhecido como Presidente Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), em Abril, houve um movimento para o seu reconhecimento com chefe de Estado, ao qual Portugal se juntou. 

Será recebido pelo Presidente da República e pelo primeiro-ministro. Quinta-feira à tarde, é recebido na Assembleia da República. Na sexta-feira reúne-se em Lisboa com empresários portugueses.

Na sexta-feira, Umaro Sissoco Embaló participa, com o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, e o presidente do conselho de administração da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Luís Castro Henriques, numa mesa-redonda com empresas portuguesas, um encontro que vai decorrer no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Umaro Sissoco Embaló visita no mesmo dia a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), onde vai realizar-se uma sessão solene com todos os representantes dos Estados-membros da organização.

Em declarações hoje aos jornalistas no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, em Bissau, momentos antes de viajar para Lisboa, Umaro Sissoco Embaló salientou que Portugal é a porta de entrada e porta-voz da Guiné-Bissau na União Europeia.

O Presidente guineense tem defendido um novo paradigma para as relações político-diplomáticas do seu país, que passam necessariamente por uma diplomacia económica, que capte investimento para a Guiné-Bissau, considerado um dos países mais pobres do mundo.

A visita de Umaro Sissoco Embaló a Portugal ocorre depois de o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, ter realizado em Setembro uma visita de trabalho à Guiné-Bissau e de em Julho o primeiro-ministro guineense ter visitado Lisboa.

Segundo a ministra dos Negócios Estrangeiros guineense, Susy Barbosa, o primeiro-ministro, António Costa, deverá realizar uma visita à Guiné-Bissau antes do final do ano.

Sugerir correcção