Trump “está a pedir, literalmente, um conflito armado”

A filósofa e activista feminista Silvia Federici, professora na Universidade de Hofstra, em Nova Iorque, dá esta quarta-feira uma conferência em live streaming no YouTube e Facebook da Culturgest.

Foto
CORTESIA MARTA JARA

Vive e trabalha em Nova Iorque. Como é que olha para toda a convulsão política e racial a acontecer nos EUA?
O cenário aqui é terrível, a todos os níveis. Há muita tensão e dor no país. Os agentes da polícia de Louisville envolvidos no assassinato de Breonna Taylor não foram acusados nem condenados, o que é escandaloso. Não sei o que vai acontecer no dia das eleições presidenciais. Ao dizer que se for derrotado não aceita uma transição pacífica de poder, Trump está, na verdade, a organizar e a anunciar um golpe. Além disso, tem vindo a retirar uma série de máquinas que fazem a contagem dos votos nos edifícios dos correios, o que é gravíssimo, já que muita gente vai votar por correspondência devido à pandemia. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção