Reconhecimento de Guaidó como Presidente da Venezuela é “ambíguo”, diz tribunal britânico

Juízes validam recurso apresentado pelo Governo de Maduro e anulam decisão de Julho sobre o detentor dos mais de mil milhões de dólares em reservas de ouro venezuelano depositadas no Banco de Inglaterra.

Foto
Juan Guaidó foi reconhecido como presidente interino da Venezuela por mais de 50 países, incluindo Portugal, EUA e Brasil Reuters/CARLOS GARCIA RAWLINS

A batalha pela legitimidade do poder político na Venezuela conheceu na segunda-feira um volte-face significativo na Justiça britânica, cujo desfecho tem o elemento apelativo de dar ao vencedor o acesso a mais de mil milhões de dólares (perto de 850 milhões de euros) em ouro, depositados no Banco de Inglaterra, em nome do banco estatal venezuelano.

Um tribunal britânico decidiu aceitar o recurso interposto pelo Banco Central da Venezuela (BCV), subordinado ao Presidente Nicolás Maduro, e anulou uma decisão do Tribunal Superior, que validava o reconhecimento oferecido pelo Governo do Reino Unido a Juan Guaidó, como chefe de Estado interino da Venezuela.

Nessa decisão, de Julho, o juiz Nigel Teare argumentava não ser possível “reconhecer o Sr. Guaidó como Presidente de jure [de direito] e o Sr. Maduro como Presidente de facto” e concluía que “o líder da oposição Juan Guaidó tinha sido inequivocamente reconhecido como Presidente” pelo executivo de Boris Johnson.

Ora, o juiz Stephen Males veio agora dizer que esse reconhecimento é “ambíguo ou, em todo o caso, está longe de ser inequívoco”, cita a BBC, pelo que o processo terá de regressar ao Tribunal Superior.

Segundo o juiz, é necessário determinar se “o Governo do Reino Unido reconhece o Sr. Guaidó como Presidente da Venezuela para todos os efeitos e, portanto, não reconhece o Sr. Maduro como Presidente para qualquer efeito” ou se “reconhece que o Sr. Guaidó está habilitado a exercer, de facto, todos os poderes do Presidente, mas que o Sr. Maduro é quem exerce, de facto, alguns ou todos os poderes do Presidente da Venezuela”.

O Reino Unido foi um dos cerca de 50 países – incluindo Portugal, Brasil ou Estados Unidos – que em 2019 reconheceram o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, como chefe de Estado interino da Venezuela, não aceitando os resultados das eleições presidenciais de 2018, que deram a vitória a Nicolás Maduro, segundo as autoridades eleitorais.

Ainda assim, Guaidó não foi capaz de cavalgar a onda de apoios internacionais declarados à sua reivindicação, nem de convencer o grosso do aparelho estatal e militar venezuelano a abandonar Maduro e o regime chavista. 

Apesar de o braço-de-ferro político venezuelano não ter sofrido grandes alterações nos últimos meses, tanto Maduro como Guaidó olham com especial interesse para o desenvolvimento do caso judicial sobre o ouro depositado no Banco de Inglaterra.

Com a Venezuela a viver uma das mais graves crises económicas e sociais da sua História, com uma inflação galopante e uma moeda totalmente desvalorizada, e sem grandes possibilidades de tirar lucro do mercado petrolífero do país, devido às sanções internacionais que lhe foram impostas, o ouro armazenado em Inglaterra é uma das suas poucas soluções para importar, reinvestir e comprar moeda

Segundo a Reuters, Maduro vendeu mais de 30 toneladas das reservas de ouro da Venezuela nos últimos dois anos nos mercados internacionais.

O BCV diz que o acesso às reservas de ouro é fundamental para a luta contra a covid-19 na Venezuela – que infectou mais de 79 mil pessoas e matou 658, segundo os números oficiais – e garante que os lucros da sua venda serão investidos na economia venezuelana através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Guaidó e os seus apoiantes afirmam, no entanto, que Maduro quer será canalizar o dinheiro para o reforço do controlo do aparelho económico, político e institucional do Estado e da “actividade corrupta” e ilegal do Partido Socialista venezuelano.

Vanessa Neumann​, embaixadora nomeada por Juan Guaidó para o Reino Unido e a República da Irlanda, espera que o tribunal volte a pronunciar-se sobre o caso durante as próximas duas semanas.

Sugerir correcção