Dia 107: Avós, não partilhem tudo o que vos chega pelas redes sociais

Não nos liguem a perguntar se é boa ideia investirem num fundo na Nigéria, aliás ignorem todos os e-mails que prometam “Uma grande soma de dinheiro”.

Foto
@DESIGNER.SANDRAF

Mãe,

Foto

Eu sei que os avós vêm de uma geração em que não havia Internet, nem telemóveis. Sei que já fizeram um esforço incrível, impressionante, por se adaptarem a esta nova realidade. Mas, por favor, mãe, parece-me que está na altura de darem mais um passo. Vou deixar-vos aqui alguns conselhos:

#1 Não nos liguem a perguntar se é boa ideia investirem num fundo na Nigéria, aliás ignorem todos os e-mails que prometam “Uma grande soma de dinheiro”. Não é do vosso tempo o ditado “Quando a esmola é grande o pobre desconfia”?

#2 Por todos os santinhos, por favor, Não. Partilhem. Nada. Que. Acabe. Com: “Se enviares isto para dez pessoas”... Já por carta existiam estes esquemas (desde 1888!!!) com mensagens que prometiam enormes fortunas ou felicidade eterna se fossem cumpridas não sei quantas instruções e a mensagem reencaminhada. Na pior das hipóteses são esquemas, na melhor das hipóteses é uma seca que impingem aos outros!

#3 Sei que é difícil acreditar nisto, mas nem tudo o que aparece na Internet, nas redes sociais ou é partilhado por WhatsApp é verdade! Uma nova cura para a covid? Um Presidente que fez declarações homofóbicas, racistas ou muito polémicas? Desconfiem. Vão à fonte da notícia e verifiquem antes de partilhar.

#4 É possível escrever sem ser tudo em maiúsculas. No mundo digital, as maiúsculas são o equivalente a gritar. Por outras palavras, parem de gritar connosco!

#5 Não é mesmo preciso assinarem as mensagens de texto! Nós sabemos de quem são!

#6 Não é preciso partilhar todas as piadas que vos mandam. Escolham uma ou duas por dia, s.f.f..

E finalmente...

#7 Não vale mesmo a pena continuarem a deixar-nos mensagens no atendedor de chamadas porque, mesmo que tenhamos sido demasiado preguiçosos para desactivar o sistema, nunca na vida as vamos ouvir!

Love you!


Ana,

Foto

Instruções recebidas, embora me custe prescindir da herança milionária, e que também te daria tanto jeito a ti, mas pronto!

Entretanto, vou reenviar a tua carta para dez amigas minhas (!), é mentira, só vou pedir para ser publicada no jornal.

Love you to!

Sugerir correcção