Mais do que duplicou número de grávidas e trabalhadores em licença de parentalidade dispensados de empresas

Estão em causa contratos a termo não renovados entre 2014 e 2019. No ano passado, quando foram dispensados 1759 trabalhadores, apenas 8% das empresas do sector empresarial do Estado apresentaram um Plano para a Igualdade inscrito na lei para “alcançar uma efectiva igualdade de tratamento e de oportunidades entre mulheres e homens”.

Foto
jos Joao Silva

Mais grávidas, homens e mulheres em licença de parentalidade e mães a amamentar​ estão a ser informadas da decisão da sua entidade empregadora em não renovar o contrato de trabalho. A tendência recente para o aumento começou em 2014 e acentuou-se nos últimos cinco anos. Ao passarem de 687 para 1759, entre 2014 e 2019, as comunicações destes casos feitas à Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) pelas entidades empregadoras mais do que duplicaram.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 10 comentários