Sanções contra a Bielorrússia já estão em vigor, com o acordo de todos os líderes europeus

Chipre fez cair o veto que bloqueava a resposta da UE à crise da Bielorrússia depois de receber garantias de “solidariedade e apoio total” dos restantes Estados membros perante ameaças da Turquia. Costa diz que há janela de oportunidade para resolver conflito internacional que se arrasta há décadas.

Foto
Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, diz que a UE provou a sua credibilidade e "voz forte" no palco internacional LUSA/JOHN THYS / POOL

qOs 27 chefes de Estado e governo da União Europeia, reunidos numa cimeira extraordinária em Bruxelas para discutir matérias de política externa, concordaram em avançar um novo pacote de sanções contra os responsáveis pelas ilegalidades e a repressão pós-eleitoral na Bielorrúsia, e em travar — para já — a adopção de medidas semelhantes contra a Turquia, um país candidato à adesão ao bloco e com quem ainda querem manter uma “agenda positiva”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção