Da caldeirada ao sequinho, Peniche entra no Festival Gastronomia de Bordo

É um festim gastronómico recheado com a tradição de pratos do mar. Arranca nos restaurantes de Peniche de 2 a 25 de Outubro e segue depois para Ílhavo e Murtosa.

peixe,leiria,gastronomia,fugas,aveiro,pescas,
Fotogaleria
Caldeirada de Enguias CM Peniche
peixe,leiria,gastronomia,fugas,aveiro,pescas,
Fotogaleria
Enguias fritas CM Peniche

É a 3.ª edição do Festival Gastronomia de Bordo, que interliga as memórias e saberes do mar de Peniche, Ílhavo e Murtosa.

O festival faz-se às mesas primeiro em Peniche, de 2 a 25 de Outubro, centrado na pesca costeira, e é garantido que em mais de uma dúzia de restaurantes se poderão encontrar receitas e pratos que “correspondem à sua origem, amarrada às épocas e às técnicas de confecção tradicional”, resume a organização, que une os três municípios.

Foto
CM Peniche

A ementa inclui propostas como Alfaquique (peixe-galo) com açorda de ovas, Arroz de sardinhas, Sopa de peixe, Caldeirada à moda de Peniche, Cavala salgada à moda de Peniche, Filetes de peixe-porco com arroz de berbigão, Lagosta suada à moda de Peniche, Polvo suado, Quelmes secos grelhados com batatas a murro, Raia de molhinho ou Sequinho (de peixe, um prato que era tradicionalmente comido nas tabernas pelos pescadores dos barcos, que levavam eles próprios a base, fossem sardinhas ou petingas ou outros).

Em Peniche, são vários os restaurantes que incluem alguns destes pratos nas ementas: entre outros, D`Raiz, Ambassador, Xakra Beach Bar, Entre Tapas, Estelas, O Pedro, Sardinha, Tables Ferrel, Prainha Restaurant & Wine Bar, O Minhoto, Tribeca.

Foto

O festival pretende lembrar e manter vivo um "passado histórico alicerçado nas actividades relacionadas com a pesca”. “A gastronomia constitui um património cultural que importa preservar e potenciar e para as comunidades da pesca”, sublinha-se em comunicado, assumindo um “papel importante para o desenvolvimento económico e atractividade local”.

Depois de Peniche, o festim prosseguirá em Ílhavo (23 de Outubro a 22 de Novembro) e na Murtosa, mais focado na pesca lagunar.