Governo diz que teletrabalho não é obrigatório, mas novo diploma gera dúvidas

Especialistas em direito laboral dizem que redacção da lei sobre desfasamento dos horários é pouco clara quanto ao recurso ao teletrabalho. Governo garante que a modalidade não é obrigatória nas maiores empresas das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

Foto
Gabinete da ministra do Trabalho entende que as empresas continuam com poder para decidir as medidas a adoptar Rui Gaudêncio

O diploma do Governo que determina a reorganização do trabalho nas maiores empresas — nos territórios a definir pelo Governo a cada 15 dias — está a levantar dúvidas entre advogados de direito laboral sobre a obrigatoriedade, ou não, de os empregadores colocarem os funcionários em regime de teletrabalho quando a actividade é compatível com esta modalidade. O Governo vem esclarecer que não, que essa não é uma exigência que decorre do decreto-lei, mas o texto não é claro quanto a isso.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção