Os idosos devem poder deserdar quem os maltrata? Relatório defende que sim

A revisão do direito sucessório, de modo a permitir que um idoso possa deserdar um familiar que o abandonou ou que lhe inflija maus tratos, é uma de 30 recomendações dirigidas ao Governo no relatório Portugal Mais Velho. Outra passa por garantir benefícios fiscais e formação a quem cuida de idosos.

Foto
Os idosos não se limitam a ser um encargo: têm também um impacto positivo na economia, alerta relatório "Portugal Mais Velho" Paulo Pimenta (arquivo)

Numa altura em que os maus tratos aos idosos assumem contornos graves porque não acautelar a possibilidade de os mais velhos deserdarem quem, sendo filho, neto ou bisneto, os maltrata? A revisão do direito sucessório, no sentido de permitir aos idosos uma maior liberdade na disposição dos seus bens, e assim acautelar os maus tratos em contexto doméstico ou familiar, é uma das 30 recomendações constantes do relatório Portugal Mais Velho, que resulta de uma parceria entre a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e a Fundação Gulbenkian e que é apresentado esta quinta-feira em que se assinala o Dia Internacional da Pessoa Idosa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção