Leia um excerto do novo livro do economista Thomas Piketty: Capital e Ideologia

A Temas e Debates publica nesta sexta-feira Capital e Ideologia, de Thomas Piketty, um “ensaio sobre as desigualdades sociais e económicas nas sociedades, desde as ‘trifuncionais’ e esclavagistas antigas até às sociedades pós-colonialistas e hipercapitalistas modernas”. Esta obra começa onde termina o seu último livro, o best-seller mundial O Capital no Século XXI . Aqui pode ler-se um excerto da introdução do livro onde o economista pergunta “Que é uma ideologia?”.

Foto
Thomas Piketty NFS Nuno Ferreira Santos

Antes de descrever a organização deste livro e as diferentes fases da minha exposição histórica, do estudo das sociedades ternárias e esclavagistas antigas ao das sociedades pós-coloniais e hipercapitalistas modernas, vou começar por expor as principais fontes em que me baseio e o modo como este trabalho se articula com a minha obra precedente, O Capital no Século XXI. Contudo, antes de mais, tenho de dizer algumas palavras sobre o conceito de ideologia utilizado neste estudo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção