Alenquer. Surto de covid-19 com origem em espaço público onde idosos jogam cartas sem máscara

Existem 11 casos associados a um jardim na freguesia de Meca, em Alenquer, onde os cidadãos se encontram para jogar às cartas. Delegado de saúde alerta que as pessoas foram contagiadas porque conviviam “sem máscara”.

Foto
André Rodrigues

Onze pessoas estão infectadas pela covid-19 devido a um surto com origem num espaço público ao ar livre onde se joga às cartas na freguesia de Meca, no concelho de Alenquer, revelou esta quarta-feira o delegado de saúde.

Questionado pela agência Lusa, Pompeu Balsa confirmou que existem 11 casos positivos associados a um jardim numa localidade da freguesia de Meca, onde os cidadãos se encontram para conviver e jogar às cartas.

“São todas pessoas reformadas e dentro da terceira idade”, adiantou, acrescentando que, dos 11, apenas dois casos têm sintomas.

O primeiro caso associado ao local de convívio surgiu no dia 16 de Setembro, sucedendo um segundo no dia 20 e um terceiro no último sábado, o que levou as autoridades de saúde a determinar a realização de testes, na segunda e terça-feira.

A mesma fonte disse que o surto “está controlado”, uma vez que todas as 16 pessoas que frequentavam o local foram sujeitas a testes de diagnóstico à covid-19.

O delegado de saúde alertou ainda que as pessoas infectadas foram contagiadas porque conviviam “sem máscara”. “Se mantivessem o distanciamento físico ou usassem máscara, no caso de ser impossível estar distantes, reduzir-se-ia ou impedir-se-ia este surto”, sublinhou Pompeu Balsa, esclarecendo que, se seguirem as recomendações da Direcção-Geral da Saúde, podem continuar a “encontrar-se, jogar às cartas ou assistir aos jogos”.

Num comunicado, a Junta de Freguesia de Meca refere que, “devido ao elevado número de casos activos na freguesia, a realização do mercado semanal da Espiçandeira está suspensa por tempo determinado”.

O concelho de Alenquer regista 376 casos confirmados, dos quais 313 estão recuperados, cinco morreram e 58 estão activos, mais 11 do que na terça-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira por este município do distrito de Lisboa. Entre os 58 casos activos, 15 localizam-se na freguesia de Meca.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 33,7 milhões de casos de infecção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1971 pessoas dos 75.542 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em Fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Sugerir correcção