O debate que tinha tudo para correr mal correu ainda pior

Eleitores indecisos queriam perceber se Donald Trump e Joe Biden eram capazes de os convencer, mas o que viram foram 90 minutos de insultos, provocações e interrupções. Na era dos factos alternativos, a avaliação foi consensual: este foi o pior debate de que há memória.

Foto
Foram escassos os minutos de discussão a sério sobre os assuntos que preocupam os cidadãos norte-americanos Reuters/BRIAN SNYDER

Como num episódio desinspirado da série Twilight ZoneA Quinta Dimensão, o primeiro debate entre os dois principais candidatos à presidência dos EUA, Donald Trump e Joe Biden, parece ter sido transmitido num único sinal para dois universos paralelos. Num deles, onde o candidato do Partido Republicano é rei e senhor, a audiência vibrou com as suas constantes interrupções e provocações; no outro, onde o candidato do Partido Democrata é a última barreira de sanidade entre Trump e a Casa Branca, ouviram-se suspiros de alívio por não ter acontecido o massacre anunciado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção