A terapia electro-pop de Sufjan Stevens

Entre a pop electrónica para encontro comunal e a dorida introspecção, The Ascension é um álbum sobre o desejo de salvação num mundo que já não se reconhece.

Foto
Entre a épica banalidade e o convincente minimalismo Evans Richardson

A especulação imobiliária é uma praga. Quase ninguém escapa. Se até um músico bem-sucedido, com duas décadas de carreira cobertas de aplauso público e da crítica não consegue fugir-lhe, então, será caso para dizer que estamos entregues à barbárie. Na verdade, não conhecemos os contornos do caso, mas o facto é que Sufjan Stevens, o cantautor do banjo e da introspecção, primeiro, o músico das intrincadas orquestrações, a seguir, o homem dos projectos multidisciplinares em forma de filme-álbum e do artesanato electrónico depois disso, este homem que até já andou pela cerimónia dos Óscares (actuou na de 2018 e descreveu-a como “um horrendo baile de finalistas da Cientologia”), terá sido obrigado a abandonar Nova Iorque quando a renda que pagava pelo seu estúdio em Brooklyn se tornou incomportável. Isto aconteceu há um ano e The Ascension, o álbum que agora edita, épico na sua quase hora e meia de duração, é resultado directo dessa experiência. Não por abordar a questão da gentrificação, assinale-se.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar