Portal de anúncios Idealista foi comprado por fundo sueco

A compra pelo fundo de investimento sueco EQT IX do portal de anúncios com sede em Espanha, e presente também em Portugal e Itália, representa um investimento de 1,3 mil milhões de euros.

Foto
Miguel Manso

O fundo de investimento sueco EQT IX notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra do controlo exclusivo sobre o portal de anúncios classificados imobiliários Idealista, revela um aviso publicado esta segunda-feira.

A operação de concentração, notificada à AdC na quinta-feira, e publicada no seu site, consiste na aquisição do controlo exclusivo por um fundo de investimento gerido pela EQT Fund Management sobre a Idealista Internacional.

A compra do portal de anúncios com sede em Espanha, e presente também em Portugal e Itália, representa um investimento de 1,3 mil milhões de euros, segundo revelou o fundo há cerca de três semanas em comunicado.

“O mercado subjacente em que opera o Idealista está a ser impulsionado por megatendências favoráveis a longo prazo”, afirmou na altura o fundo sueco em comunicado.

A plataforma de anúncios imobiliários, fundada em 2000 e com sede em Madrid, dá apoio aproximadamente a 40.000 agentes imobiliários e tem 38 milhões de visitantes por mês no Sul da Europa, segundo números fornecidos pela EQT.

“O Idealista representa para a EQT um investimento estratégico, que se enquadra perfeitamente na abordagem da EQT de investir em empresas de elevado crescimento e de estabelecer parcerias com equipas de gestão de excelência”, afirmou Bert Janssens, consultor de investimento da EQT IX.

A EQT começou a operar em Espanha em 2011 com a aquisição da Parkia. O Idealista é a segunda operação realizada em 2020 pela EQT em Espanha, após a aquisição da Freepik em Maio.

Sugerir correcção