Nadal e Thiem vencem com sensações diferentes

Serena Williams volta a assentar os pés na terra de Roland Garros. Vitória de Lorenzo Giustino demorou mais de seis horas.

Foto
Rafael Nadal eliminou o bielorrusso Egor Gerasimov Reuters/GONZALO FUENTES

Os dois grandes dominadores do torneio de Roland Garros regressaram nesta segunda-feira aos courts parisienses em condições diferentes. Tanto Rafael Nadal, vencedor de 12 das 15 últimas edições, como Dominic Thiem, finalista nos dois anos anteriores, venceram os primeiros adversários em três sets, mas só um admitiu gostar de competir sob um tempo invernoso.

Mesmo não tendo encontrado as condições de jogo de que mais gosta, já que o frio e a humidade tornam o jogo mais lento e dificultam o gerar de efeito, Nadal teve a sorte de defrontar um adversário que se adaptou melhor às suas necessidades de ganhar ritmo e confiança: Egor Gerasimov (83.º), a estrear-se no quadro principal de Roland Garros.

“Este ano, as condições são diferentes e não são as ideais para mim. Hoje servi bem e fiz bons pontos com a direita, mas tenho que jogar mais comprido. Com estas condições, o que não me posso permitir é jogar passivo, porque assim a bola deixa de causar dano”, afirmou Nadal, após bater o bielorrusso: 6-4, 6-4 e 6-2.

“Não fazia vento e a sensação térmica é de 10 graus. Só as instalações são as mesmas, tudo o resto é distinto”, frisou ainda o espanhol, que vai ter um segundo adversário, Mackenzie MacDonald (211.º), também à medida das suas necessidades.

Já Dominic Thiem, que conquistou o seu primeiro título do Grand Slam, teve logo pela frente outro campeão de majors, mas sentiu-se bastante à vontade. No confronto entre dois vencedores do US Open, o actual e o de 2014, Thiem venceu Marin Cilic, por 6-4, 6-3 e 6-3. 

“Adoro as condições, porque, bem, sou austríaco, estou habituado, mesmo quando jogava juniores e nos futures, era sempre assim, 10, 15 graus. Adoro quando não está muito rápido e posso estar atrás da linha de fundo a responder a muitos serviços”, explicou Thiem, que revelou ainda ter conseguido descansar, festejar o título nova-iorquino com a família e, ao mesmo tempo, preparar-se para Roland Garros. 

Serena Williams (9.º) não competia em terra batida desde a eliminação na terceira ronda da edição 2019, ou seja, há 485 dias, mas só sentiu dificuldades no set inicial para ultrapassar a também norte-americana Kristie Ahn (101.º), por 7-6 (7/2), 6-0. Segue-se uma reedição do duelo dos quartos-de-final do US Open, com Tsvetana Pironkova, ganho em três sets.

O segundo dia de Roland Garros ficou marcado pelo feito do italiano Lorenzo Giustino, vindo do qualifying, que, aos 29 anos, obteve a primeira vitória no torneio, à custa de Corentin Moutet, por 0-6, 7-6 (7/9), 7-6 (7/3), 2-6 e 18-16, em 6h05m – o oitavo encontro mais longo de sempre.

Na quarta-feira, é o dia da estreia de Novak Djokovic e também de João Sousa (77.º) que, no último encontro do court 4, defronta o eslovaco Andrej Martin (102.º).

Sugerir correcção