Lewis Hamilton ataca recorde de Schumacher com nova pole em Sochi

Campeão mundial esteve à beira de falhar a qualificação decisiva, mas acabou por garantir o melhor tempo para o Grande Prémio da Rússia, com novo recorde da pista.

motores,desporto,automobilismo,formula-1,russia,
Fotogaleria
LUSA/Maxim Shemetov / Pool
motores,desporto,automobilismo,formula-1,russia,
Fotogaleria
LUSA/Bryn Lennon / Pool

Lewis Hamilton (Mercedes) obteve este sábado a 96.ª pole position da carreira, a oitava da época, partindo em posição privilegiada para igualar o recorde de 91 vitórias de Michael Schumacher já no Grande Prémio da Rússia, em Sochi, décima prova do Mundial de Fórmula 1.

Hamilton esteve na iminência de falhar a terceira qualificação, onde acabou por conseguir um novo recorde da pista, com 1m31,304s, partindo ao lado de um surpreendente Max Verstappen (Red Bull), que superou o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes), ambos com pneus médios.

Confiantes na superioridade em pista, os Mercedes planearam um início de corrida de médios, assumindo o risco de um imponderável que obrigasse a uma inversão de estratégia. Os correctores e o acidente de Sebastian Vettel (Ferrari) trouxeram a incerteza, com Hamilton a arriscar falhar a última qualificação, onde entram os dez primeiros.

A interrupção levou o campeão do mundo a mudar para pneus macios e a conseguir entrar na discussão da pole position, que acabaria por garantir pela segunda vez em Sochi.

Com os Ferrari e o Racing Point de Lance Stroll eliminados na Q2, a surpresa era o tempo de Daniel Ricciardo, que obteve o melhor registo, colocando o Renault à frente de Bottas e Carlos Sainz. Proeza que acabaria por não durar, já que o australiano acabou por ser quinto na fase qualificação seguinte, superado pelos Mercedes, por Verstappen e por Sergio Pérez (Racing Point).

Sugerir correcção