CDS apoia Rui Moreira no Porto mas pede “frente de direita” nas autárquicas

Apoio do CDS a Rui Moreira foi anunciado esta semana.

Foto
Rui Moreira é presidente da Câmara do Porto Nelson Garrido

Depois de a concelhia do CDS do Porto ter clarificado que vai apoiar o independente Rui Moreira à Câmara do Porto caso o autarca decida recandidatar-se nas eleições autárquicas de 2021, o presidente do partido assumiu que esta posição "não constitui surpresa” e aproveitou para defender uma alargada “frente de direita” com o PSD para as autárquicas.

Em Guimarães, à margem de uma visita à têxtil Lameirinho, Francisco Rodrigues dos Santos defendeu que CDS e PSD devem concorrer coligados “ao maior número de câmaras possível”, para destronar a esquerda. “Eu sempre disse ser necessária uma frente de direita entre CDS e PSD para derrotar o maior número de câmaras à esquerda nas eleições autárquicas”, referiu.

Sublinhou, no entanto, que os acordos de coligação “são sempre pontuais” e que “haverá sempre concelhos que ficarão de fora” e em que o CDS será concorrente com o PSD. “Acontece em muitos municípios deste país, é da vida, somos dois partidos autónomos”, acrescentou. Esta declaração surge na sequência de uma carta aberta que o líder da JSD, Alexandre Poço, fez publicar no jornal i e na qual pedia um bloco de direita entre PSD, CDS e IL. A proposta será levada nesta sexta-feira ao conselho nacional do partido, no Algarve.

Em relação ao apoio do CDS à eventual recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto, anunciado na quinta-feira pela concelhia do partido, Francisco Rodrigues dos Santos disse que “não constitui surpresa nem novidade para ninguém”. Afirmou que os autarcas e estruturas locais do CDS estão “absolutamente entrelaçados e envolvidos” com o projecto de Rui Moreira, “cujo saldo é bastante positivo”.

“Tem sido um trabalho de excelência, que tem ajudado a desenvolver a cidade do ponto de vista social, económico e cultural”, disse ainda, frisando que a posição da Concelhia à recandidatura de Rui Moreira surge “em coerência” com o trabalho desenvolvido e com o apoio que o CDS entendeu dar “desde a primeira hora.

“É um sinal de que as coisas estão a correr bem, o CDS através desta aliança com Rui Moreira tem conseguido cunhar a sua marca na cidade e é o partido que há mais anos, quer em aliança com o PSD quer agora com Rui Moreira, está a governar a cidade do Porto, ininterruptamente”, rematou.

Esta semana, o Diário de Notícias publicou um artigo intitulado “Autárquicas. Como irá o CDS descalçar a bota de Rui Moreira?” no qual avançava que o PSD colocou uma condição para fazer uma coligação nacional com o CDS: os centristas não voltarem a apoiar a reeleição de Rui Moreira no Porto. 

Sugerir correcção