Por um Rendimento Básico Incondicional na Europa

A crise económica e a crise da democracia são duas faces de um mesmo fenómeno, agravado pela pandemia, e ao qual urge que a Europa dê uma resposta sólida. Por essa razão, apelamos a todas e a todos os que se revejam nesta visão que apoiem, com a sua assinatura, a iniciativa para Introduzir o Rendimento Básico Incondicional (RBI) em toda a UE.

Na última década, o debate sobre o Rendimento Básico Incondicional (RBI) aprofundou-se e intensificou-se por todo o mundo, incluindo em Portugal, facto para o qual contribuiu a realização do 17.º Congresso da Basic Income Earth Network (BIEN) em Lisboa, na Assembleia da República, em 2017. Existem muitas razões para a crescente popularidade desta ideia, que é em si mesma antiga e bastante simples: a atribuição a todos e a todas de um rendimento regular e incondicional que seja suficientemente elevado para se ter um nível de vida digno.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários