Passes de Setembro em Lisboa com venda de 60% em relação ao período homólogo

Transportadoras estão a fazer uma oferta de 100%, mas a procura ainda só está nos 60% da que tinha em igual período antes da pandemia.

Foto
Nuno Ferreira Santos

Até ao passado dia 17 de Setembro foram vendidos 440 mil passes para transportes na Área Metropolitana de Lisboa (AML) cerca de 60% em relação ao mês homólogo. De acordo com o primeiro Secretário Metropolitano, Carlos Humberto, a venda de passes e a procura “têm vindo a aumentar de forma regular” desde a quebra sentida no início da pandemia e os dados mais recentes relativamente a este mês, até 17 de Setembro, demonstram que foram comprados cerca de 60% dos passes em comparação com o mesmo período do ano passado.

O responsável lembrou que em Abril verificou-se “uma perda significativa” e “uma redução da venda de passes à volta dos 90%”, passando dos 760 mil passes vendidos no mês homólogo para os 72 mil vendidos nesse mês.

No entanto, a venda de passes, e consequentemente a procura pelo transporte público, começou a crescer em Maio.

“Passámos de uma perda que foi quase de 90% para uma perda de cerca de 40%. Isto é: estamos [em Setembro] com uma procura na venda de passes Navegante e na procura do transporte por volta de 60% daquilo que tínhamos no mês homólogo”, explicou.

Em relação aos bilhetes ocasionais, os dados disponíveis são ainda referentes a Agosto e demonstram uma venda de cerca de 40%, salientou.

Carlos Humberto destacou que estes resultados estão de acordo com as previsões da AML e que os transportes rodoviários em Lisboa estão já com uma oferta de cerca de 100%.

“Estamos a fazer ajustes, agora quase diários, por causa da adaptação ao horário das escolas e é preciso primeiro deixar estabilizar, mas se for preciso ir mais longe, nós estamos em condições de oferecer um bocadinho mais”, realçou.

Sugerir correcção