Triangulações de Marlene Monteiro Freitas: São Vicente, Cabo Verde e Todo-Mundo

Um percurso por referências fundadoras da obra da coreógrafa inclui algumas escalas obrigatórias. Entre elas uma influência assumida: o Carnaval do Mindelo.

Foto
Alexandra Balona

Marlene Monteiro Freitas desenha com as suas obras uma sobreposição de ligações poliédricas: triangulações elásticas e inquietas entre a música e os seus ritmos fulgurantes, a ficção e o que esta transporta do inconsciente e dos sonhos, as imagens e figuras polissémicas que os corpos de bailarinos, músicos e actores colocam em movimento em cena e, finalmente, a dança contaminada de influências diversas, desde géneros cabo-verdianos como o funaná ou a coladera, o batuque ou a Cola San Jom, à experimentação da dança contemporânea que permite apropriar tudo (gestos do quotidiano, figuras do cinema, pantomima, movimentos do cartoon, voz, palavras).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção