Michael Kiwanuka vence prémio Mercury pelo álbum Kiwanuka

O músico soul-funk tem dois concertos previstos para Portugal em Maio de 2021.

Foto
Michael Kiwanuka no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, em 2019 FRANCISCO ROMAO PEREIRA

O artista britânico Michael Kiwanuka venceu na quinta-feira à noite o prémio Mercury pelo terceiro disco que lançou, Kiwanuka, e que foi considerado o melhor álbum do ano.

Foi também à terceira vez que o músico e compositor de 33 anos, que percorre os território soul, folk, funk, dub, jazz, conseguiu ganhar o prémio, uma vez que já tinha sido nomeado com Home Again (2012) e Love & Hate (2016). Entre a lista de artistas nomeados estavam Dua Lipa, por Future Nostalgia, e o rapper Stormzy, por Heavy is the Head.

“Estou na lua, tão, tão excitado”, disse o artista britânico ao receber o prémio de 25 mil libras, citado pelo The Guardian "É um prémio para a arte, para a música, para álbuns — a única coisa que quis sempre fazer —, por isso ganhar um Mercury é um sonho tornado realidade”. A compilação de Kiwanuka homenageia as figuras da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos da América. “Queria realmente expressar-me da maneira mais verdadeira possível. Decidi, ao fazer este álbum, que queria que fosse como sou, para desfrutar, não para me contar e me revelar”, explicitou o músico. Quando o álbum foi lançado, em Novembro do ano passado, Vítor Belanciano escreveu no PÚBLICO: “O que é magnífico no novo longa-duração é que nessas diferentes facetas, seja mais intimista ou extrovertido, mais próximo da soul clássica ou de um composto híbrido contemporâneo, sentimos sempre que é ele. Trata-se do mesmo corpo a habitar todas essas nuances. E fá-lo em estado de graça.” 

De acordo com a DJ irlandesa Annie Mac, que anunciou o vencedor, o júri foi “unânime” em nomear Kiwanuka e o álbum com o nome do artista o melhor do ano. “Realmente merecia ganhar o prémio”, declarou. Foram ainda nomeados Anna Meredith, Charli XCX, Georgia, Kano, Lanterns on the Lake, Laura Marling, Moses Boyd, Porridge Radio e Sports Team.

Michael Kiwanuka, filho de imigrantes ugandeses, também foi indicado para o prémio de melhor artista a solo masculino e também de melhor álbum nos Brit Awards.

Criado em 1991, o prémio Mercury homenageia o melhor álbum britânico ou irlandês do último ano. O vencedor também recebe um prémio monetário de 25 mil libras (cerca de 28 mil euros) e, geralmente, receber o galardão impulsiona as vendas do álbum premiado.

A cerimónia de anúncio e entrega do prémio costuma contar com actuações artísticas dos nomeados, mas devido à pandemia o anúncio ficou-se pela apresentação pela televisão.

Michael Kiwanuka tem dois concertos previstos para Portugal em Maio de 2021. “Dada a evolução da pandemia de covid-19 e consequentes restrições de circulação entre países, nomeadamente com imposições de quarentena, a digressão de Michael Kiwanuka, da qual faziam parte os concertos marcados para Portugal, foi adiada para Maio do próximo ano. As novas datas estão agora marcadas para os dias 20 de Maio no Campo Pequeno, em Lisboa, e 21 de Maio na Super Bock Arena — Pavilhão Rosa Mota, no Porto”, anunciou em Agosto a promotora Música no Coração.

Sugerir correcção