As borboletas de Claudia Schiffer para a Bordallo Pinheiro e Vista Alegre já voam

Depois de, no final de 2019, ter sido anunciada uma parceria entre a modelo alemã e as duas marcas portuguesas, o resultado está agora disponível nas respectivas lojas. São três peças da Vista Alegre e dez da Bordallo Pinheiro, com assinatura de Claudia Schiffer.

Foto
Charles Platiau

Claudia Schiffer, ícone da moda desde a década de 1990, actriz e designer, juntou-se às marcas portuguesas centenárias Bordallo Pinheiro e Vista Alegre para dar consistência às ideias que tinha na sua mente. Desde que um casal amigo lhe ofereceu uma peça como presente de aniversário  uma travessa para queijo com ratos cinzentos  que Schiffer é fã da Bordallo Pinheiro.

A parceria para criarem uma colecção em conjunto foi anunciada em Novembro de 2019 e as peças tinham lançamento previsto para Maio deste ano, mas chegaram agora. “Coleccionei quase tudo o que a marca Bordallo Pinheiro fez, confessei-lhes o meu amor e pedi-lhes que dessem vida às minhas ideias. A colaboração com a Vista Alegre fluiu facilmente a partir daqui”, refere a modelo, num comunicado enviado ao PÚBLICO.

A inspiração para as peças Cloudy Butterflies surgiu da zona em que cresceu, perto do Reno, na Alemanha, “rodeada pelo campo”. De acordo com Schiffer, os vasos em art glass para a Vista Alegre, têm “cores naturalistas” que exploram a “sensação de trazer a natureza para dentro de casa”. Já nas peças de cerâmica, optou por “um design mais detalhado e decorativo ao estilo figurativo de Bordallo Pinheiro”.

Para Nuno Barra, administrador de ambas as marcas, esta parceria “é um importante contributo para a afirmação internacional” da Vista Alegre e da Bordallo Pinheiro “como referências globais em design”. “Acima de tudo, é uma honra colaborar com um ícone da moda de renome mundial como Claudia Schiffer, que assimila as nossas marcas no seu quotidiano, tornando-as suas”, acrescenta.

O resultado desta parceria são três peças em art glass para a Vista Alegre — duas jarras e um centro de mesa — e dez em cerâmica para a Bordallo Pinheiro — uma peça grande de parede e duas de menor dimensão, um vide poche, um prato de bolos, dois vasos, uma fruteira e duas saladeiras decoradas com borboletas em diversas cores.

A Fábrica de Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro foi fundada em 1884, nas Caldas da Rainha, inicialmente com a designação Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha. Há mais de 100 anos que a marca é responsável pela concepção de peças em cerâmica que são utilitárias e/ou decorativas e que acabaram por se tornar uma referência artística a nível mundial. Em Fevereiro de 2019, a marca inaugurou duas lojas em Paris, uma no Boulevard Saint-Germain (um investimento de 200 mil euros), e a segunda na zona de Les Marais.

Sugerir correcção