MIT Portugal tem sete projectos de investigação de mais de 15 milhões de euros

Para o período entre 2020 e 2023, aposta-se em quatro áreas: alterações climáticas, sistemas terrestres (oceanos e espaço), transformação digital e cidades sustentáveis

Foto
Alterações climáticas será uma das áreas em que o programa apostará PHILIPP GUELLAND/EPA

O instituto MIT Portugal tem em carteira sete projectos de investigação de mais de 15 milhões de euros, nas áreas cidades sustentáveis e transformação digital, alterações climáticas e sistemas terrestres, foi anunciado esta quarta-feira. Em comunicado enviado à agência Lusa, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Portugal, que tem desde segunda-feira instalado o seu gabinete de coordenação no campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães, sublinha que o investimento decorrerá durante os próximos três anos.

Os projectos são liderados por empresas nacionais (a NOS, a EFACEC, a Zenithwings, a Ubiwhere, a Stratosphere, a DSTelecom e a Edisoft), em parceria com instituições de investigação, universidades e o MIT – Estados Unidos. Citado no comunicado, o director do MIT Portugal, Pedro Arezes, refere que estes projectos permitirão dar “um passo relevante para a internacionalização e fazer o reforço da estrutura científica e tecnológica nacional”.

Desde 2018, já foram financiados pelo MIT Portugal 42 projectos de investigação que correspondem a um investimento nacional de cerca de 28 milhões de euros. O programa MIT Portugal nasceu em 2006 e envolve o MIT, o Governo português, academias e centros de investigação nacionais, associações e a indústria. Tem como objectivo impulsionar ideias inovadoras e projectos de investigação e desenvolvimento sobre desafios complexos da sociedade e do planeta, alavancando o desenvolvimento e a competitividade económico-social de Portugal.

Para o período entre 2020 e 2023, aposta em quatro áreas: alterações climáticas, sistemas terrestres (oceanos e espaço), transformação digital e cidades sustentáveis, todas elas com abordagens e metodologias ancoradas em ciência de dados. A sua próxima Conferência Anual ocorre em 15 de Outubro, em Lisboa, com oradores de vários países. O Programa MIT Portugal é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Sugerir correcção