Um minuto para imaginar o futuro

#ImagineFor1Minute é uma curta-metragem que chega com uma mensagem de esperança durante tempos incertos da humanidade. "Raramente perdemos tempo a imaginar como poderia ser um futuro melhor. Por isso, pensámos em fazer um filme que ajudasse a começar. Este filme pede a qualquer um, desde crianças a líderes mundiais, que visualize o que precisa de mudar e depois fale sobre isso", lê-se na página de apresentação do filme.

Com a participação de nomes como Greta Thunberg, Papa Francisco ou António Guterres, a curta-metragem de um minuto mostra numa cadência veloz rostos de pessoas em todo o mundo, mas também de paisagens naturais e de animais, enquanto se ouvem as vozes que projectam esse futuro. "É altura de falarmos sobre o futuro que queremos", ouve-se a encerrar o filme. 

Realizado durante a quarentena imposta pela pandemia da covid-19 à escala global e financiado através de crowdfunding, o filme é feito a partir das gravações de mensagens de voz enviadas por uma série de participantes e as fotografias foram enviadas por cidadãos em todos os continentes. Uma produção da produtora Gripping Films (reconhecida pelos seus filmes alinhados com a luta ambientalista e climática), que diz ter feito esta curta-metragem para chegar tanto "a um único indivíduo como a todo o Governo".

"Esperamos que motive as pessoas a compartilhar as suas esperanças para o futuro e começar a fazer esse futuro acontecer. Queremos que seja um catalisador para um mundo melhor." Os autores convidam por isso cada pessoa a gravar o seu minuto sobre o futuro que imaginam e a partilhá-lo nas redes sociais com a hashtag #ImagineFor1Minute