Reunião extraordinária do Conselho Europeu adiada para 1 e 2 de Outubro

Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, entrou em quarentena depois de ter contactado com funcionário infectado com o novo coronavírus.

Foto
Presidente do Conselho Europeu já está a cumprir quarentena Reuters/YIANNIS KOURTOGLOU

A reunião extraordinária dos chefes de Estado e de governo da União Europeia, que estava marcada para as próximas quinta e sexta-feiras, foi adiada para 1 e 2 de Outubro pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que foi forçado a entrar em quarentena por ter tido contacto próximo com um funcionário infectado com covid-19.

Numa mensagem de última hora publicada no Twitter, o porta-voz do presidente do Conselho Europeu informou que Charles Michel teve conhecimento, esta terça-feira, que um funcionário da segurança com quem teve “contactos próximos” na semana passada está infectado com covid-19. “O presidente é testado regularmente e ontem recebeu um resultado negativo. Mas no respeito das regras em vigor na Bélgica, entrou em quarentena esta quarta-feira”, escreveu Barend Leyts.

The @eucopresident today learned that a security officer, with whom he was in close contact early last week, tested positive for COVID.

The President is tested regularly and tested negative yesterday. °
Respecting Belgian rules, he has gone into quarantine as of today.

— Barend Leyts (@BarendLeyts)

A reunião extraordinária do Conselho Europeu foi agendada para discutir matérias de política externa, nomeadamente a relação da UE com a China, e a situação tensa no Mediterrâneo Oriental, onde a Turquia mantém actividades de exploração energética em águas territoriais da Grécia e do Chipre — países por onde Charles Michel passou na semana passada, em preparação da cimeira.

Tendo em conta que a Comissão Europeia se prepara para apresentar, esta quarta-feira, um novo Pacto para as Migrações e o Asilo na UE, os líderes também deveriam abordar o tema, que desde a crise dos refugiados de 2015 vem alimentando a divisão e a animosidade entre os Estados membros.

O encontro de quinta e sexta-feira seria o segundo encontro presencial dos líderes da UE desde o início da crise do coronavírus, e o terceiro de 2020. Nas duas anteriores reuniões, em Fevereiro e Julho, os chefes de Estado e governo discutiram o próximo quadro financeiro plurianual para 2021-27, e acertaram o novo fundo de recuperação “Próxima Geração UE”.

Sugerir correcção