Covid-19: o que vai mudar com as primeiras vacinas?

Cientistas respondem na The Lancet a algumas das perguntas sobre as vacinas que inquietam muitas pessoas. Qual será o efeito protector da vacina? Quando uma vacina chegar vamos poder regressar à vida pré-covid?

Foto
REUTERS/Siphiwe Sibeko

Cuidado com as expectativas. Resumidamente, esta é a mensagem principal de um comentário sobre as promessas das vacinas de primeira geração para a Covid-19 publicado esta semana na revista científica The Lancet. O artigo destaca que há ainda muita coisa que não sabemos sobre as estratégias e resultados da imunização, avisando que é expectável que o efeito protector não será muito sentido na transmissão da doença mas sobretudo na gravidade da manifestação dos sintomas. Acreditar que a vacina vai permitir regresso à normalidade “pré-covid” é uma ilusão, avisam os cientistas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção