Literacia mediática

Novo ano, novo concurso de jornais escolares

PÚBLICO na Escola prossegue iniciativa retomada no último ano. Escolas podem voltar a concorrer com publicações em papel ou digitais. Mais de 100 candidatos disputam entretanto os prémios relativos a 2019-20.

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FILIPE RIBEIRO

Regresso às aulas é tempo de atualizar agendas e calendarizar planos. Neste ano letivo, escolas e agrupamentos podem contar com mais uma edição do Concurso Nacional de Jornais Escolares, promovido pelo PÚBLICO na Escola. Regulamento e datas serão divulgados em tempo oportuno. As inscrições decorrerão já em 2020.

Em papel ou digitais, com mais ou menos páginas e meios, feitos à distância, os jornais escolares resistiram à pandemia. Mais do que isso, assumiram muitas vezes um reconhecido papel de polo de ligação entre alunos, professores, escola e comunidade. Ajudaram a combater o isolamento imposto pelas circunstâncias, inspiraram e motivaram.

Publicações recentes ganharam uma inesperada dinâmica, outras que há anos circulavam em exemplares impressos prosseguiram em formato digital. Os jornais escolares não pararam — e a prová-lo está o número de inscrições feitas chegar, até ao final de maio, ao concurso nacional retomado pelo PÚBLICO na Escola no ano letivo de 2019-20: um total de 115 publicações de todo o país (continente e ilhas) e também de escolas portuguesas no estrangeiro.

Os estabelecimentos de ensino podiam concorrer em qualquer suporte. Mas, dadas as circunstâncias, com as escolas fechadas e o ensino sem ser presencial, o PÚBLICO na Escola decidiu, em 2019-20, permitir que as escolas que tivessem optado por publicar um número em papel e outro digital também pudessem submeter as suas candidaturas. No ano letivo que acaba de ter início, essa regra não será alterada. Da mesma maneira, voltarão a ser exigidas duas edições durante o ano letivo. O concurso está aberto a todos os agrupamentos de escolas e todos os estabelecimentos de ensino dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

Estimular o aparecimento de publicações escolares

Na última edição, eram seis os prémios em jogo: um, no valor de 2000 euros, em cada cada um dos três escalões previstos (1.º ciclo, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, ensino secundário); e três prémios especiais, no valor de 500 euros, para a melhor reportagem, o melhor design gráfico e o melhor trabalho de ciência. Os três prémios principais contam com o apoio do Ministério da Educação, da Fundação Belmiro de Azevedo (através do EDULOG) e da Câmara Municipal de Gaia.

As distinções serão entregues antes do final do 1.º período letivo, depois de divulgadas as escolhas do júri, composto por professores e representantes do PÚBLICO na Escola e respetivos parceiros (Ministério da Educação e Fundação Belmiro de Azevedo – Edulog), bem como do Plano Nacional de Leitura. Os prémios destinam-se a ser utilizados em projetos de comunicação.

O PÚBLICO na Escola é um projeto de literacia mediática do PÚBLICO. Estimular o aparecimento de publicações escolares e aperfeiçoar as existentes assumiu sempre um lugar central entre os seus objetivos primordiais.

Nota: O PÚBLICO na Escola segue o acordo ortográfico de 1990.