Sessão online

Abertura da Plataforma LER, para melhorar a maneira como se ensina a ler e a escrever

Apresentação dos recursos educativos que passam a estar disponíveis é feita no dia 22 de setembro, às 15h00. Acompanhamento em direto no Facebook e no YouTube.

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Rui Gaudêncio

O Plano Nacional de Leitura e a Fundação Belmiro de Azevedo – EDULOG lançam publicamente a Plataforma LER – Leitura e Escrita: Recursos, no dia 22 de setembro, terça-feira, numa sessão online com início às 15h00.

Trata-se, na prática, de disponibilizar, de forma sintética e sistematizada, o produto do trabalho realizado por uma equipa multidisciplinar de investigadores nas áreas da educação e da psicolinguística, oferecendo ​a todos os responsáveis pelo ensino da leitura e da escrita informação científica e recursos sobre esta tão importante área transversal a todo o saber. Fazê-lo possibilitará compreender melhor a forma como as crianças aprendem a ler e a escrever e, assim, tomar decisões conscientes sobre as metodologias e abordagens pedagógicas mais eficazes”, sintetiza o texto de apresentação da iniciativa. 

A Plataforma LER - Leitura e Escrita: Recursos teve início há três anos. Desenvolvida pelo Plano Nacional de Leitura (PNL2027), conta com o apoio financeiro e técnico-científico da Fundação Belmiro de Azevedo – EDULOG (parceira do PÚBLICO na Escola). Contribuir para a melhoria do desempenho na leitura e na escrita é o seu propósito.

Para além da equipa de investigadores envolvidos, a apresentação pública da plataforma digital de recursos educativos conta com as intervenções de João Costa, secretário de Estado Adjunto e da Educação; Isabel Alçada, representante do conselho consultivo do EDULOG; Teresa Calçada, comissária do PNL2027; e Isabel Leite, consultora do Projeto LER. A sessão, com discussão pública, pode ser acompanhada em direto através do Facebook e do Youtube do Plano Nacional de Leitura.