Regresso às universidades: o que pensam os estudantes?

Para uns faltam apenas poucos dias, para outros semanas, mas o próximo ano lectivo no ensino superior está aí à porta. Face à iminência do desconhecido, de caloiros a finalistas, os estudantes preparam-se para um ano diferente. O uso de máscara é obrigatório, sendo que cada universidade define a sua estratégia na batalha contra a covid-19: aulas por turnos são uma alternativa.

universidade-aveiro,universidade-beira-interior,educacao,acores,ensino-superior,universidades,
Fotogaleria
Ema Pereira Adriano Miranda
universidade-aveiro,universidade-beira-interior,educacao,acores,ensino-superior,universidades,
Fotogaleria
Filipe Albino Adriano Miranda

Seis meses depois de abandonarem os anfiteatros, os bares académicos e as cidades universitárias, está na hora de voltar. Vestiram o traje académico pela última vez e não sabiam, despediram-se de amigos na esperança de voltar uma quinzena depois e disseram um até já agridoce às cidades que os acolheram. Agora, volvidos o confinamento e um Verão que pouco soube a férias, os estudantes preparam-se para regressar presencialmente ao estudo, à vida académica e às instalações de ensino. Para os caloiros, sem nunca terem sabido o que seria normal, avizinha-se uma integração diferente, marcada pela adaptação das universidades (e da vida) ao surto do novo coronavírus.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção