“Trump e Almagro trabalharam muito” para a América Latina voltar a ser a quinta dos EUA

Gillaume Long, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros do Equador e actual analista político de um think tank em Washington, acusa a OEA e o seu dirigente máximo, Luis Almagro, de esconder deliberadamente os erros cometidos na Bolívia que levaram à queda de Evo Morales.

Foto
Guillaume Long discursando na Assembleia Geral das Nações Unidas quando era ministro dos Negócios Estrangeiros do Equador Eduardo Muñoz/REUTERS

Para Guillaume Long não houve fraude na eleição presidencial de 2019 na Bolívia. A mesma que a Organização de Estados Americanos (OEA) adjectivou como fraudulenta, o que levou a protestos nas ruas, movimentações das Forças Armadas e a demissão de Evo Morales, que tinha sido reeleito na primeira volta. O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros equatoriano trabalha agora como analista político de um think tank norte-americano, o Center for Economic and Politic Research (CEPR), que analisou pormenorizadamente os argumentos da OEA e acusa a organização liderada pelo uruguaio Luis Almagro de “erro ou má-fé”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção